A nossa equipa é constituída por profissionais com:
- Formação certificada em Líder da Floresta – Forest School Leader level 3 e level 2 pela Forest School Association UK.
- Formação na metodologia Flow Learning ™ pela Sharing Nature Worldwide.
- Curso básico de 1ºs Socorros pediátricos e Salvamento em locais remotos.
Mónica Franco – Presidente da Associação Movimento Bloom
Sou uma entusiasta da natureza, apaixonada por promover conexões/ligações entre as pessoas e o mundo natural.
Desde as aventuras de infância maioritariamente ao ar livre e junto ao rio perto de casa, desenvolvi um profundo amor pela natureza. Depois de me formar em relações públicas e publicidade e pedagogia Waldorf, trabalhar 6 em publicidade, encontrei a minha verdadeira vocação na defesa do meio ambiente.
Com mais de 15 anos de experiência como Diretora de Angariação de Fundos e Comunicação da Operação Nariz Vermelho, dediquei a minha carreira a causar um impacto positivo. Paralelamente ao meu trabalho, co-fundei em 2010 o Movimento Bloom, coordenei a primeira escola da floresta em Portugal em 2018 e geri a campanha internacional Outdoor Classroom Day, contando com a participação de mais de 450.000 crianças em Portugal.
Como ecochange maker, acredito no poder transformador da reconexão com a natureza. Através de formações, workshops e palestras, inspiro as pessoas a descobrirem a sua própria natureza numa jornada de autodescoberta entre as suas paisagens internas e externas.
Acredito que esta ligação cria um mundo onde a harmonia e a sustentabilidade prosperam.
Magda Morbey Ferro – Vice-Presidente da Associação Movimento Bloom
A Natureza foi, é e será o meu porto de abrigo, pertença e paz onde a aventura espreita e a maravilha acontece.
As crianças tornaram-se o centro da minha vida pessoal e profissional e dediquei-me durante vários anos a produzir eventos para esses pequenos grandes seres.
Optei depois por projetos sociais que contribuíssem para melhorar a sua vida, tanto no âmbito da saúde, enquanto diretora de comunicação e eventos da Operação Nariz Vermelho, como na educação, como presidente da Associação de Pais da Escola Hortênsia Diogo Correia, onde fui responsável pelo programa de atividades extra-curriculares Crescer a Tempo Inteiro, e estabeleci diversas parcerias, nacionais e internacionais, para trazer a natureza para a escola, nomeadamente um projeto piloto em Cascais de requalificação e naturalização do espaço de recreio da escola e o projeto ERASMUS+ de aprendizagem ao ar livre G.R.O.W. – Grow our world inside out.
Natureza & Crianças surge como a combinação perfeita e por isso co fundei em 2010 o Movimento Bloom, como um modelo de associação ambiental inovador, que promove a consciência ambiental através de atividades onde a linguagem da criança, a brincadeira, desempenha um papel primordial para nascer uma conexão emocional profunda.
A Escola da Floresta Bloom (Academia Conhecimento Gulbenkian) que coordeno desde 2019, é uma escola sem paredes que oferece esta oportunidade única de contacto com a Natureza, criando memórias inesquecíveis e futuros adultos mais conscientes e saudáveis.
Carolina Vallejo – Líder da Floresta
Nasci e cresci na Colômbia onde me iniciei no universo das pedagogias na natureza.
Liderei programas com jovens nas altas montanhas da Cordilheira Branca no Peru, na floresta amazônica do Brasil e na Ilha de Providencia nas Caraíbas da Colômbia.
Tenho formação em Adventure Based Counseling e Liderança em Áreas Silvestres pela Opepa.org, Forest School pela Greenbow UK, Yoga para crianças pela Sunshine Yoga, Mindful Educator Essentials pela Mindful Schools, NLP Practitioner pela Universidade de Califórnia, Therapeutic Skills for outdoor leaders pela Therapeutic Forest e Trauma Sensitive pela Heart Math. Trago comigo a experiência de uma vida ligada ao alpinismo e a escalada. Atualmente trabalho também num projeto de pedagogia Waldorf ao ar livre para crianças entre os 18 meses e os 3 anos.
Filipa Meireles – Líder da Floresta
A profunda conexão com a natureza faz parte do meu crescimento e desenvolvimento desde a infância.
Sou educadora na natureza, formada em Forest School, Desenvolvimento Consciente (crianças e adolescentes), Forest Bathing e Into the Wild Outdoor Education.
Profissionalmente trabalhei na natureza em diferentes momentos da vida, em áreas tão diversas como espaços verdes e educação ambiental.
Por volta de 2015, quando conheci a Forest School, encontrei o cruzamento perfeito entre educação e natureza.
Fiz parte da equipa que inaugurou a Escola da Floresta Bloom em 2018/2019 e 2019/2020, e regresso depois de um ano passado em Marvão num projecto de Forest Kindergarden onde fui acompanhante de crianças dos 2 aos 5 anos.
Entre os dois projectos, participei em eventos pontuais como banhos de floresta (jovens e adultos), acampamentos com adolescentes (14 aos 17) e férias na floresta (6 aos 10).
Filipa de Sousa Nunes – Líder da Floresta
Sou formada em Educação Especial, na vertente de Psicomotricidade Instrumental e Relacional.
Tenho um percurso de conhecimentos holísticos, desde massagens, psicoterapia transpessoal, tantra, yoga, entre outros. Fiz cursos em Educação Emocional, Pedagogia Waldorf (Antroposofia), Forest School Leader, passando também pela Pedagogia de Emergência. Trago a consciência e dinâmica de uma vida ligada ao desporto e artes corporais.
Trabalhei em: campos de férias; departamento hospitalar de saúde mental infantil; reinserção social de adultos; reabilitação motora e cognitiva sénior; acolhimento residencial de crianças e jovens; jardim de infância/escola Waldorf; competências emocionais/relacionais para jovens (bullying); até chegar ao Movimento Bloom, em 2020.
Atualmente, impulsiono também uma rede humana de cooperação e recursos.
Ana Moura – Comunicação
Apaixonada por criar narrativas com impacto. Tenho experiência em simplificar processos e a aproximar marcas e pessoas.
Sou movida pela vontade de comunicar com autenticidade e por construir relações, algo que encontra paralelo com a minha fascinação pela natureza e pela alegria que sinto ao ver as crianças a serem curiosas e aventureiras.
Enquanto responsável pela comunicação no Movimento Bloom, empenho-me em divulgar a nossa mensagem de forma que realmente impacte os nossos clientes, afastando-me de táticas frias ou impessoais. Aqui, cada história partilhada é uma ponte para um mundo mais curioso e unido.