FOREST SCHOOL

Escola da Floresta é uma abordagem de aprendizagem baseada na natureza e focada no desenvolvimento e crescimento holístico das crianças, a quem é proporcionado um tempo e um espaço de brincadeira e descoberta ao ar livre, independentemente do clima.
É um programa de sessões regulares durante as quatro estações do ano, para dar a oportunidade às crianças, como parte do currículo, de alcançar e desenvolver uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.
A experiência prática e lúdica da Forest School é liderada pela própria criança. Os adultos, profissionais com formação específica, monitorizam as atividades, mas no sentido de apoiar a exploração e a descoberta pessoal e incentivar as crianças a assumir riscos.
Deste modo, as atividades desenvolvem confiança e autoestima, bem como a imaginação e a capacidade física, porque as crianças podem testar os seus limites no mundo natural. À medida que a criança experimenta também desenvolve competências como a resolução de problemas, autonomia e resiliência.


As origens
A Forest School teve origem na Escandinávia na década de 1950, fundada na sua de cultura de ar livre, ‘friluftsliv’, que se traduz como “vida ao ar livre”.
O movimento chegou ao Reino Unido só por volta dos anos 90, tornando-se cada vez mais popular à medida que os benefícios se tornaram mais amplamente reconhecidos o que levou ao florescimento de vários projetos e à certificação da prática em Forest School.

O que é que as crianças fazem na Escola da Floresta?
A “sala de aula” da escola da floresta não tem paredes e está repleta de recursos, tantos quanto a imaginação das crianças por isso as oportunidades de aprendizagem são quase infinitas!
As atividades da escola da floresta incluem:
• Subir às árvores
• Fazer fogueiras e cozinhar
• Utilização de ferramentas
• Construção de abrigos e tocas
• Brincar na lama
• Procurar e recolher elementos naturais
• Vários jogos sociais
• Observação da fauna e flora

FLOW LEARNING  

É uma estratégia altamente eficaz de aprendizagem ao ar livre desenvolvida pelo Professor Joseph Cornell, um dos cinco métodos de aprendizagem recomendados pelo National Park Service , a par do trabalho de Maria Montessori, Howard Gardner, John Dewey e Jean Piaget.

Esta metodologia lúdico-criativa está estruturada em 4 estágios que exploram os elementos básicos da aprendizagem:
Fazer, Observar, Sentir e Pensar.

Este método demonstra como despertar o entusiasmo pela aprendizagem e como sensibilizar e guiar os outros, passo a passo, para vivenciarem experiências mais profundas com a natureza.

A Sharing Nature Worldwide foi fundada em 1979 pelo Professor Joseph Cornell, para promover o método Flow Learning , criado pelo próprio Professor Cornell e um dos mais populares e influentes programas de educação ambiental.

É uma instituição dedicada a conduzir as pessoas de todas as idades a experienciar e aprofundar a unidade e a harmonia existentes entre todas as formas de vida.

Em 2011, o Professor Cornell foi selecionado pela organização francesa “Anges Gardiens de la Planète” como um dos “100 maiores líderes de opinião sobre Ambiente”. Recebeu vários prémios internacionais pelos seus livros e pelo seu trabalho. Recebeu o prestigiado Prémio Condessa Sonja Bernadotte na Alemanha pela sua vasta influência sobre a educação ambiental na Europa Central, e o Prémio Honorário da Sociedade Húngara de Educação Ambiental pelo seu trabalho “como um modelo para educadores de todo o mundo.”

Os métodos de sensibilização para a Natureza escritos por Cornell contidos nos seis volumes da série Sharing Nature, são usados por milhões de pais, educadores, naturalistas e líderes juvenis de todo o mundo.

A Sharing Nature Worldwide está representada em diversos países da Ásia, América Latina e Europa Central. Em Portugal é representada pela associação Movimento Bloom.

Para saber mais: www.sharingnature.com