PARTICIPANTES
PAÍSES
METODOLOGIA E ABORDAGEM
Forest School assenta no conceito de aprendizagem transformacional, isto é desenhada em função das necessidades, habilidades, escolhas e interesses específicas de cada individuo, sendo ao mesmo tempo divertida e desafiante, assente no Brincar, Explorar, Descobrir e Partilhar. Estes factores constituem a base fundamental e permitem aos formandos trabalharem competências intra e inter pessoais com os seus alunos.
Flow Learning™ foi desenvolvido há mais de 40 anos pelo Prof. Joseph Cornell (EUA) um dos mais respeitados educadores ambientalistas do mundo e assenta numa metologia lúdico-criativa estruturada em quatro estágios que exploram os elementos básicos da aprendizagem: Fazer, Observar, Sentir e Pensar.
A estrutura experimental e fluida desta combinação de metodologias irá ao encontro do interesse do grupo, guiando-o em direção a experiências mais enriquecedoras, e interiorizando eficazmente as aprendizagens porque resultam de atividades simples, divertidas, intelectualmente estimulantes e altamente envolventes.
METODOLOGIA E ABORDAGEM
Despertar o entusiasmo pela natureza nas crianças não só contribui para que estas cresçam mais felizes, como cria um mundo de indivíduos conscientes. Neste workshop os participantes aprendem sobre Flow Learning ™ , um método de ensino surpreendentemente eficaz e fácil de usar, adotado por professores e pais em todo o mundo.
Nesta formação, os participantes recebem ferramentas com as quais podem inspirar os outros, através da realização de atividades, de módulos de programação e métodos de aprendizagem, com os quais aprendem a orientar outros de uma forma dinâmica e eficaz.
Aprendem diversas atividades criativas da Sharing Nature ® especialmente desenvolvidas para crianças.
PALESTRAS 2024
– Colóquio Internacional “Infâncias em Contexto de Emergência Planetária” – Tema desemparedamento e Decolonialidade
PALESTRAS 2022
– Festival Umundu – “Educação Ambiental” e a relevância da proposta pedagógica Forest School na formação das crianças e o vínculo com a sustentabilidade.
– “Educação pela Natureza” APEI (Associação de Profissionais de Infância) com Claus Jensen da revista Infância na Europa e David Sobel, o famoso autor norte americano do livro “The Sky Above and the Mud Below”.
PALESTRAS 2021
– Acqua Content Conference – speaker no painel Sustentabilidade e Ação Social.
PALESTRAS 2019
– CRE Porto Serralves “Natureza é a Melhor Sala de Aula” speaker;
– “Brincar na Natureza” – speaker
PALESTRAS 2018
– Participação na Children & Nature Network Leadership Summit na área GrassRoots – USA
PALESTRAS 2015
– Children & Nature Network Conference – Technology & Nature Summit USA – Speaker no painel “Worldwide Inspiration” juntamente com um painel de oradores de renome como: Richard Louv Chairman Emeritus, Children & Nature Network, Author, Last Child in the Woods and The Nature Principle; Gil Penalosa Executive Director, 8-80 Cities; Melina Gerosa Bellows Chief Education Officer, National Geographic Society.