FORMAÇÃO EM FOREST FLOW

A quem se destina? Formação para profissionais de educação e público em geral

O que é? Abordagem Forest School (UK) + Metodologia Flow Learning™ (USA)


733

PARTICIPANTES

4

PAÍSES

PRÓXIMAS FORMAÇÕES ABERTAS
SINTRA
Formações para profissionais de educação do concelho de Sintra. Formação gratuita em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.
20 Abril | 18 Maio | 22 Junho
FORMAÇÃO CUSTOMIZADA
NACIONAL E INTERNACIONAL
Formações customizadas para profissionais de educação.
Desenhamos formações exclusivas para a equipa docente e staff da sua escola, com base nas vossas necessidades e ambiente específicos.

METODOLOGIA E ABORDAGEM

Forest School assenta no conceito de aprendizagem transformacional, isto é desenhada em função das necessidades, habilidades, escolhas e interesses específicas de cada individuo, sendo ao mesmo tempo divertida e desafiante, assente no Brincar, Explorar, Descobrir e Partilhar. Estes factores constituem a base fundamental e permitem aos formandos trabalharem competências intra e inter pessoais com os seus alunos.

Flow Learning™ foi desenvolvido há mais de 40 anos pelo Prof. Joseph Cornell (EUA) um dos mais respeitados educadores ambientalistas do mundo e assenta numa metologia lúdico-criativa estruturada em quatro estágios que exploram os elementos básicos da aprendizagem: Fazer, Observar, Sentir e Pensar.

A estrutura experimental e fluida desta combinação de metodologias irá ao encontro do interesse do grupo, guiando-o em direção a experiências mais enriquecedoras, e interiorizando eficazmente as aprendizagens porque resultam de atividades simples, divertidas, intelectualmente estimulantes e altamente envolventes.




FORMAÇÃO EM SHARING NATURE

A quem se destina? Escolas, empresas e instituições com interesse em educação, natureza e sustentabilidade

O que é? Metodologia Flow Learning by Sharing Nature

Gostaria de experimentar o Flow Learning™ e as nossas atividades na natureza? Ou partilhá-las com outras pessoas?

Um formador Sharing Nature® terá o prazer em falar com o seu grupo ou organização. Os nossos formadores são pessoas excecionais que amam a natureza e as pessoas e que proporcionam uma união de forma inesquecível.

FORMAÇÃO FLOW LEARNING BY SHARING NATURE

Organize uma Formação em Flow Learning com um formador certificado pela Sharing Nature.



METODOLOGIA E ABORDAGEM

Despertar o entusiasmo pela natureza nas crianças não só contribui para que estas cresçam mais felizes, como cria um mundo de indivíduos conscientes. Neste workshop os participantes aprendem sobre Flow Learning ™ , um método de ensino surpreendentemente eficaz e fácil de usar, adotado por professores e pais em todo o mundo.

Nesta formação, os participantes recebem ferramentas com as quais podem inspirar os outros, através da realização de atividades, de módulos de programação e métodos de aprendizagem, com os quais aprendem a orientar outros de uma forma dinâmica e eficaz.

Aprendem diversas atividades criativas da Sharing Nature ® especialmente desenvolvidas para crianças.




PALESTRAS E CONFERÊNCIAS

Formadora

 Mónica Franco

Para além de Presidente, Mónica coordena a área de Formação do Movimento Bloom e é speaker em palestras e conferências nacionais e internacionais nas quais semeia a importância de partirmos à descoberta da nossa natureza através da metodologia Flow Learning. Faz intervenções sobre a importância do brincar, da experiência Escola da Floresta Bloom e o impacto do contacto regular com a natureza no desenvolvimento das capacidades sócio-emocionais.


PALESTRAS 2024

– Colóquio Internacional “Infâncias em Contexto de Emergência Planetária” – Tema desemparedamento e Decolonialidade

PALESTRAS 2022

Festival Umundu “Educação Ambiental” e a  relevância da proposta pedagógica Forest School na formação das crianças e o vínculo com a sustentabilidade.

“Educação pela Natureza” APEI (Associação de Profissionais de Infância) com Claus Jensen da revista Infância na Europa e David Sobel, o famoso autor norte americano do livro “The Sky Above and the Mud Below”.

PALESTRAS 2021

Acqua Content Conference – speaker no painel Sustentabilidade e Ação Social.

PALESTRAS 2019

– CRE Porto Serralves “Natureza é a Melhor Sala de Aula” speaker;

“Brincar na Natureza” – speaker

PALESTRAS 2018

– Participação na Children & Nature Network Leadership Summit na área GrassRoots – USA

PALESTRAS 2015

Children & Nature Network Conference – Technology & Nature Summit USA – Speaker no painel “Worldwide Inspiration” juntamente com um painel de oradores de renome como: Richard Louv Chairman Emeritus, Children & Nature Network, Author, Last Child in the Woods and The Nature Principle; Gil Penalosa Executive Director, 8-80 Cities; Melina Gerosa Bellows Chief Education Officer, National Geographic Society.