Forest Flow
A Natureza é a melhor sala de aula
Forest School (UK) + Flow Learning™ (USA)
Formação para Professores e Educadores de Infância

@Serralves/ Anabela Trindade

A abordagem pedagógica Forest School assenta no conceito de aprendizagem transformacional, isto é desenhada em função das necessidades, habilidades, escolhas e interesses específicas de cada individuo, sendo ao mesmo tempo divertida e desafiante, assente no Brincar, Explorar, Descobrir e Partilhar. Estes factores constituem a base fundamental e permitem aos formandos trabalharem competências intra e inter pessoais com os seus alunos.

Flow Learning™ foi desenvolvido há mais de 40 anos pelo Prof. Joseph Cornell (EUA) um dos mais respeitados educadores ambientalistas do mundo e assenta numa metologia lúdico-criativa estruturada em quatro estágios que exploram os elementos básicos da aprendizagem: Fazer, Observar, Sentir e Pensar (Awaken Enthusiasm, Focus Attention, Offer Direct Experience,Share Inspiration).
A estrutura experimental e fluida desta combinação de metodologias irá ao encontro do interesse do grupo, guiando-o em direção a experiências mais enriquecedoras, e interiorizando eficazmente as aprendizagens porque resultam de atividades simples, divertidas, intelectualmente estimulantes e altamente envolventes.

” O sucesso educacional não é mais, basicamente, reproduzir conhecimento, mas sim extrapolar o que conhecemos e aplicar esse conhecimento em situações novas. (…) Noutras palavras, o mundo agora recompensa as pessoas não pelo seu conhecimento – os mecanismos de pesquisa sabem tudo – mas, sim pelo que elas podem fazer com o que sabem, como se comportam no mundo e como se adaptam.”

Andreas Schleicher
Director for Education and Skills, and Special Advisor on Education Policy
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
P

Sharing the Joy of Nature

Keynote Speech por Joseph Cornell/ Movimento Bloom

Nesta palestra o Professor Joseph Cornell falará sobre como promover a empatia, compaixão, confiança e criatividade nas crianças através da utilização de experiências lúdicas na natureza.

Despertar o entusiasmo pela natureza nas crianças não só contribui para que estas cresçam mais felizes, como cria um mundo de indivíduos conscientes. Na sua palestra, Joseph irá partilhar atividades inovadoras na natureza e histórias que envolvem e ajudam as crianças a desenvolverem uma relação mais emocional e próxima com o mundo ao seu redor. Os participantes aprendem sobre Flow Learning ™ , um método de ensino surpreendentemente eficaz e fácil de usar, adotado por professores e pais em todo o mundo.

Sharing Nature Workshop 

por Joseph Cornell/ Movimento Bloom 

Nesta formação, os participantes recebem ferramentas com as quais podem inspirar os outros, através da realização de atividades, de módulos de programação e métodos de aprendizagem, com os quais aprendem a orientar outros de uma forma dinâmica e eficaz.

Aprendem diversas atividades criativas da Sharing Nature ® especialmente desenvolvidas para crianças.

Os participantes terão oportunidade de experienciar o método
Flow Learning ™ – uma ferramenta poderosa para levar as crianças de todas as idades a ter um contato mais próximo com a natureza. Este método mostra como despertar o entusiasmo pela aprendizagem e como sensibilizar e guiar os outros, passo a passo, para vivenciarem experiências mais profundas com a natureza.

Deep Nature Play™ 

por Joseph Cornell/ Movimento Bloom 

Uma palestra que terá como pressuposto, dar a conhecer o seu livro “Deep Nature Play”, através da partilha de ferramentas e estratégias  que potenciem o despertar do entusiasmo, curiosidade e conexão com a natureza. Numa troca de partilhas, será promovido o relato de atividades inovadoras e referenciadoras na natureza, pela efetivação da relação mais emocional e de proximidade com a sustentabilidade e consciencialização ambiental através do método Flow Learning™.

Sobre o formador

O professor JOSEPH CORNELL é atualmente um dos mais respeitados e conhecidos educadores ambientalistas do mundo.

Em 2011, Cornell foi selecionado pela organização francesa “, Anges Gardiens de la Planète” como um dos “100 maiores líderes de opinião sobre o tema do Ambiente”.

É igualmente o presidente honorário da Associação Japonesa “Nature Game” que tem 11.000 líderes formados pela Sharing Nature e 224 associações regionais. No Japão o currículo nacional de Ciência aplica o método Sharing Nature como uma forma de ajudar os alunos a “chegar perto da natureza” e “amar a natureza.”

Cornell recebeu vários prémios internacionais pelos seus livros e pelo seu trabalho. Recebeu o prestigiado Prémio Condessa Sonja Bernadotte na Alemanha pela sua vasta influência sobre a educação ambiental na Europa Central, e o Prémio Honorário da Sociedade Húngara de Educação Ambiental pelo seu “trabalho como um modelo para educadores de todo o mundo.”

O US Fish & Wildlife Service selecionou recentemente “Sharing Nature with children” como um dos 15 livros mais influentes na ligação das crianças com a natureza desde 1870 até hoje.

Mais informações sobre  os nossos workshops e palestras por favor envie um email para info@movimentobloom.org.pt