Investir nos jovens que vão fazer a mudança

A Fundação Calouste Gulbenkian lançou, em maio de 2018, as Academias do Conhecimento, num movimento de promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. Com este projeto, a Fundação pretende chegar a 10 mil jovens, nos próximos cinco anos, e dotar uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam novas competências num universo de sub-25 anos.

Enquanto projetos sediados em organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, heterogéneas na sua orgânica, dimensão e atividade, cabe às Academias o desafio de promover atividades de âmbito artístico, científico, comunitário, cultural ou desportivo, em áreas tão díspares quanto a educação, a saúde, questões sociais ou tecnológicas, que desenvolvam, nas crianças e jovens com menos de 25 anos, competências como o pensamento crítico, a comunicação, a resiliência, o trabalho em equipa, a superação da frustração, a capacidade de resolver problemas complexos ou a adaptação à mudança. Todas as Academias podem contar com o apoio técnico, financeiro e a mentoria da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Escola da Floresta Bloom foi selecionada pela Fundação Calouste Gulbenkian para ser Academia de Conhecimento e propõe-se implementar o seu programa inovador de aprendizagem tendo por objetivos desenvolver nas crianças a resolução de problemas; adaptabilidade; comunicação; pensamento criativo e assim criar-lhes uma atitude mental positiva e confiante de forma a contribuir para que cresçam mais capacitadas para as exigências da sua vida futura, conscientes e felizes.

O programa abrange um grupo de cerca de 180 crianças do 1º ciclo da Escola EB1 Várzea residentes no concelho de Sintra, com idades entre 6 e 12 anos, durante 9 meses (36 semanas) com início a 15 outubro de 2018.

A Escola da Floresta Bloom utiliza como metodologia de aprendizagem o cruzamento entre a abordagem Forest School (UK) e o método experimental Flow Learning™(USA), ambos implementados por profissionais qualificados e decorrerá na Quintinha de Monserrate no Parque Natural Sintra-Cascais.

Co-Financiamento

Parceiros

Agrupamento Escolas D.Carlos I – Escola EB1 Várzea