Campanha Internacional Outdoor Classroom Day

Queremos fazer crescer o movimento de aprender e brincar ao ar livre, por isso o Movimento Bloom dinamiza em Portugal, desde 2018, a campanha mundial “Dia de Aulas ao Ar Livre” .

O Dia de Aulas de Aulas ao Ar Livre é um movimento global que visa celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre, em casa ou na escola. Chegado o dia, assinalado globalmente em duas datas anuais, os professores celebram com a sua turma, organizando aulas ao ar livre. 

O tempo lá fora – no Dia de Aulas ao Ar Livre e em todos os outros dias – torna as crianças mais felizes e saudáveis, contribuindo também para que criem bons hábitos que ficarão para o resto das suas vidas. As crianças desenvolvem uma ligação emocional com o mundo natural e serão cidadãos conscientes e ativos na proteção da natureza.

Em 2018 o Dia de Aulas ao Ar Livre contou com mais de 60 mil crianças portuguesas envolvidas e mais de 1 milhão e meio em todo o mundo .

Em 2019, a campanha regressou com o objetivo de levar o maior número de crianças a usufruírem de mais tempo ao ar livre, e assim sensibilizar para a importância de brincar enquanto direito essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos mais pequenos. O Dia de Aulas Ao Ar Livre contou com a participação de quase 130 mil crianças portuguesas.

Em 2020 a celebração do movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre ocorreu no dia 5 de novembro de 2020 sob o tema “Viva o Ar Livre”.

Em 2021, o dia ocorreu a 4 de novembro e contámos com mais de 108 mil crianças em Portugal, perfazendo um total de mais de 10 milhões de crianças globalmente.

Se for professor ou educador pode envolver a sua turma ou escola e concretizar uma aula ao ar livre. Se é pai/ mãe ou tem crianças no seu seio familiar , pode dedicar uma hora para uma atividade ao ar livre com os seus filhos/as.

Visite o nosso site para saber mais sobre como mobilizar a sua comunidade: https://diadeaulasaoarlivre.pt/.