Respire ar puro. Viva ao ar livre.
Vitamina D
Fundamental para o bom funcionamento do corpo.
A vitamina D diminui a pressão arterial, faz com que o cálcio se fixe corretamente nos ossos e está relacionada também com o bom humor. Para garantir bons níveis de vitamina D, basta expor-se ao sol 15 minutos por dia.
Melhora a concentração
“Limpa o cérebro”
Viver num estado de alerta tem um impacto severo na nossa concentração. Estar na natureza reduz a nossa pressão arterial e, consequentemente, ficamos mais calmos. Pessoas que realizam caminhadas ou meditação ao ar livre com frequência têm maior capacidade de concentração.
É bom para a pressão arterial
Oxigena o coração
Viver em ambientes fechados ou expostos à poluição, obriga o nosso corpo a esforçar-se mais para oxigenar bem o sangue. Respirar com calma e profundidade, ao ar livre, reduz a pressão arterial e controla hormonas associadas ao stress, como o cortisol.
Oxigena o cérebro
Melhora a memória
O cérebro também sai a ganhar com o contacto com a natureza. Além de diminuir os níveis de cortisol, aumenta a produção de serotonina, responsável por regular o apetite, a memória e também a sensação de bem-estar.
Reduz o stress
Estimula a hormona do bem-estar
Caminhar ao ar livre também estimula a produção de endorfina, a “hormona do bem-estar”, que proporciona relaxamento físico e mental, também considerada um analgésico natural.
Fortalece o sistema imunológico
Protege da doença
Os benefícios do contacto com a natureza são muitos, sendo a natureza uma “provedora” de tudo o que precisamos, inclusive de mecanismos que nos protegem de doenças como a diabetes, o cancro, a ansiedade e o deficit de atenção.
Protege o coração
Melhora o sistema cardiovascular
A melhor oxigenação do sangue e a redução da pressão arterial que o contacto com a natureza proporcionam, em conjunto com o exercício físico fortalecem os músculos do coração.