ESCOLAS

Movimento Bloom propõe às escolas um Programa que consiste em oito sessões na Floresta ao longo do ano letivo.
É dirigido e adaptado ao Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico de todas as escolas.

Em cada uma das sessões oferecemos um conjunto de atividades, oficinas e  jogos de aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar e divertida, promovendo o gosto pela aprendizagem sobre as questões Ambientais e de Conservação da Natureza​.

Estas atividades, oficinas e jogos proporcionam apurar e experienciar os sentidos, partir à descoberta do ambiente natural, observando e identificando alguns animais mais comuns,  conhecendo e ouvindo sons da floresta, reconhecendo e observando fenómenos naturais e aspetos físicos do meio local, e explorando as características fenotípicas, introduzindo também conceitos como: biodiversidade, ecologia, relações simbióticas, cadeia alimentar, mimetismo, entre outras.

São essencialmente atividades lúdicas nas quais os alunos através do brincar, entram em contato direto com a Natureza, o que possibilita uma oportunidade única para cativar as crianças e adolescentes, promovendo e aprofundando o conhecimento e os temas desenvolvidos na sala de aula, conforme o plano curricular de Estudo do MeioCiências da Natureza, Ciências NaturaisExpressão Plástica e Motora.

Cada oficina tem a sua própria história e formato criativo, materiais, esconderijos mágicos e o seu próprio objetivo ecológico.

A  metodologia de aprendizagem aplicada inspira-se no método Flow Learning ™ (Joseph Cornell, EUA) e assenta em atividades lúdicas. Por meio do brincar, a criança entra em contato com aspetos subtis da Natureza e aprofunda as suas relações consigo mesmo, com as outras pessoas e com o mundo natural.