Escola da Floresta Bloom

Escola da Floresta Bloom é um programa inovador de aprendizagem sob o mote “À Descoberta da tua Natureza” que pretende re-ligar as crianças à Natureza, através da brincadeira livre e de experiências divertidas, regulares e continuadas ao ar livre, com uma abordagem holística desenhada em função de cada criança.

É uma pedagogia emocionante e que permite às crianças um contacto regular com um  ambiente local ao ar livre.

É um processo inspirador que oferece às crianças e jovens oportunidades regulares de aquisição de competências socio emocionais, como a adaptabilidade, auto regulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e resolução de problemas. Esta aprendizagem é holística e centrada na criança, baseada na vivência de experiências práticas num contexto de mata ou floresta.

Ao fim de 8 anos a desenvolver atividades ao ar livre com escolas e famílias e tendo consciência do impacto que tem no desenvolvimento saudável das crianças, o Movimento Bloom  decidiu proporcionar-lhes um contacto regular com a Natureza e criou a Escola da Floresta Bloom.

Na Escola da Floresta Bloom somos apaixonados pela aprendizagem e por brincar ao ar livre, e o efeito positivo que isso tem nas crianças.

O nosso objetivo é tornar a nossa escola o lugar mais divertido na vida das crianças. Um lugar de onde elas não querem sair. Onde elas se sentem valorizadas, empoderadas, envolvidas e apaixonadas pela sua aprendizagem.

A nossa escola é um lugar onde a brincadeira é altamente valorizada e entendida como crítica para a aprendizagem e desenvolvimento saudável das crianças. Incentivamos as crianças a terem confiança para desenvolver as suas próprias perspetivas e a capacidade de continuarem a adquirir novos conhecimentos e competências.

As atividades, oficinas e  jogos permitem a aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar e divertida, promovendo o gosto pela aprendizagem sobre as questões Ambientais e de Conservação da Natureza​ e incluem construir abrigos e tocas, descobrir e trepar ás árvores, criar obras de arte com elementos naturais, fazer fogueiras e muito muito mais.

Projeto Academia de Conhecimento Gulbenkian:

Investir nos jovens que vão fazer a mudança

A Fundação Calouste Gulbenkian lançou, em maio de 2018, as Academias do Conhecimento, num movimento de promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. Com este projeto, a Fundação pretende chegar a 10 mil jovens, nos próximos cinco anos, e dotar uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam novas competências num universo de sub-25 anos.

Enquanto projetos sediados em organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, heterogéneas na sua orgânica, dimensão e atividade, cabe às Academias o desafio de promover atividades de âmbito artístico, científico, comunitário, cultural ou desportivo, em áreas tão díspares quanto a educação, a saúde, questões sociais ou tecnológicas, que desenvolvam, nas crianças e jovens com menos de 25 anos, competências como o pensamento crítico, a comunicação, a resiliência, o trabalho em equipa, a superação da frustração, a capacidade de resolver problemas complexos ou a adaptação à mudança. Todas as Academias podem contar com o apoio técnico, financeiro e a mentoria da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Escola da Floresta Bloom foi selecionada pela Fundação Calouste Gulbenkian para ser Academia de Conhecimento e propõe-se implementar o seu programa inovador de aprendizagem tendo por objetivos desenvolver nas crianças a resolução de problemas; adaptabilidade; comunicação; pensamento criativo e assim criar-lhes uma atitude mental positiva e confiante de forma a contribuir para que cresçam mais capacitadas para as exigências da sua vida futura, conscientes e felizes.

O programa abrange um grupo de cerca de 180 crianças do 1º ciclo da Escola EB1 Várzea residentes no concelho de Sintra, com idades entre 6 e 12 anos, durante 9 meses (36 semanas) com início a 15 outubro de 2018.

A Escola da Floresta Bloom  utiliza como metodologia de aprendizagem o cruzamento entre a abordagem Forest School (UK) e o método experimental Flow Learning™(USA), ambos implementados por profissionais qualificados e decorrerá na Quintinha de Montserrate no Parque Natural Sintra-Cascais.

Co-Financiamento

Parceiros

Escola EB1 Várzea  

Princípios

Princípio 1:
Escola da Floresta é um processo de longa duração de sessões frequentes e regulares num contexto de natureza, mata ou floresta, e não uma visita esporádica. Planeamento, adaptação, observações e Avaliação do processo são elementos fundamentais.

Princípio 2: 
O programa Escola da Floresta ocorre numa mata, floresta ou num local arborizado de modo a promover o desenvolvimento de umarelação entre a criança e o mundo natural.

Princípio 3: 
Escola da Floresta tem a intenção de promover o desenvolvimento holístico de todos os envolvidos, fomentando nas crianças e jovens resiliência, confiança, independência e criatividade.

Princípio 4: 
Escola da Floresta oferece a oportunidade de assumir riscos com suporte, apropriados ao ambiente e às suas competências e capacidades.

Princípio 5: 
Escola da Floresta é implementado por profissionais Forest School qualificados. (Forest School Leader nível III e nível II por GreenBow)

Princípio 6: 
Escola da Floresta usa um leque de processos de aprendizagem centrados na criança.

Programas:

 – Escolas 

Movimento Bloom propõe às escolas um Programaque consiste em 8 passeios à Floresta ao longo do ano letivo.
É dirigido e adaptado ao Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico de todas as escolas.

Em cada uma das sessões oferecemos um conjunto de atividades, oficinas e  jogos de aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar e divertida, promovendo o gosto pela aprendizagem sobre as questões Ambientais e de Conservação da Natureza​.

Estas atividades, oficinas e jogos proporcionam apurar e experienciar os sentidos, partir à descoberta do ambiente natural, observando e identificando alguns animais mais comuns,  conhecendo e ouvindo sons da floresta, reconhecendo e observando fenómenos naturais e aspectos físicos do meio local, e explorando as características fenotípicas, introduzindo também conceitos como: biodiversidade, ecologia, relações simbióticas, cadeia alimentar, mimetismo, entre outras. 

São essencialmente atividades lúdicas nas quais os alunos ,através do brincar, entram em contato direto com a Natureza, o que possibilita uma oportunidade única para cativar as crianças e adolescentes, promovendo e aprofundando o conhecimento e os temas desenvolvidos na sala de aula, conforme o plano curricular de Estudo do Meio, Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Expressão Plástica e Motora.

Cada oficina tem a sua própria história e formato criativo, materiais, esconderijos mágicos e o seu próprio objetivo ecológico.

A  metodologia de aprendizagem aplicada inspira-se no método Flow Learning ® (Joseph Cornell, EUA)e assenta  em atividades lúdicas. Por meio do brincar, o participante – criança ou adulto – entra em contato com aspectos subtis da natureza e aprofunda as suas relações consigo mesmo, com as outras pessoas e com o mundo natural.

Últimas Noticias
Contactos

Rua Sacadura Cabral, 352
2765-551 S. Pedro do Estoril

t. 91 226 1666 | 93 581 5342
e.l: info@movimentobloom.org.pt

Redes Sociais