Escola da Floresta



A Escola da Floresta Bloom 

Mais informações através de : movimento.bloom@gmail.com

A ESCOLA DA FLORESTA é uma pedagogia emocionante no sentido da educação e que permite às crianças um contacto regular com um  ambiente local ao ar livre.


É um processo inspirador que oferece às crianças e jovens oportunidades regulares de aquisição de competências, desenvolvimento de confiança e auto estima através de uma aprendizagem holística e centrada na criança, baseada na vivência de experiências práticas num contexto de mata ou floresta.

Ao fim de 8 anos a desenvolver atividades ao ar livre com escolas e famílias e tendo consciência do impacto que tem no desenvolvimento saudável das crianças, o MOVIMENTO BLOOM  decidiu proporcionar-lhes um contacto regular com a Natureza e criou a Escola da Floresta Bloom.

Na Escola da Floresta Bloom somos apaixonados pela aprendizagem e por brincar ao ar livre, e o efeito positivo que isso tem nas crianças.

Nós amamos estar na floresta com as crianças!
A nossa equipa toda partilha esta paixão e compromete-se a trabalhar dedicadamente para garantir que as crianças tenham a melhor experiência possível todos os dias que estão
connosco, e que aproveitam ao máximo o nosso espaço incrível na Quintinha de Monserrate
em Sintra.

O nosso objetivo é tornar a nossa escola o lugar mais divertido na vida das crianças. Um lugar de onde elas não querem sair. Onde elas se sentem valorizadas, empoderadas, envolvidas e apaixonadas pela sua aprendizagem.

A nossa escola é um lugar onde a brincadeira é altamente valorizada e entendida como crítica para a aprendizagem e desenvolvimento saudável das crianças. Incentivamos as crianças a terem confiança para desenvolver as suas próprias perspetivas e a capacidade de continuarem a adquirir novos conhecimentos e competências.

A Escola da Floresta Bloom é baseada numa abordagem assente nas escolhas  liderada por crianças que lhes per-
mite aprender uma série de competências num ambiente ao ar livre em contexto de floresta. 

As atividades incluem construção de abrigos e tocas, caça a mini-feras, trepar árvores, criação de obras de arte e muito mais.

A Natureza está por todo o lado, à nossa volta, e é um recurso de que todos os pais dispõem
com enormes vantagens: é grátis, basta ter tempo e cria momentos em família inesquecíveis.









Projeto Academia de Conhecimento Gulbenkian

Escola da Floresta Bloom é um programa inovador de aprendizagem sob o mote “À Descoberta da tua Natureza” que pretende re-ligar as crianças à Natureza, através da brincadeira livre e de experiências divertidas, regulares e continuadas ao ar livre, com uma abordagem holística desenhada em função de cada elemento de um grupo de cerca de 180 crianças do 1º ciclo da Escola EB1 Várzea residentes no concelho de Sintra, com idades entre 6 e 12 anos. 

O programa tem por objetivos desenvolver a sua autoestima, incentivar o seu crescimento emocional, criatividade, independência e assim criar-lhes uma atitude mental positiva e confiante de forma a contribuir para que cresçam mais capacitadas para as exigências da sua vida futura, conscientes e felizes.

O programa cruza a abordagem Forest School (UK) com o método Flow Learning™(USA), ambos implementados por profissionais qualificados e decorrerá na Quintinha de Montserrate no Parque Natural Sintra-Cascais, durante 9 meses (36 semanas).
Parceiros:

Parques de Sintra – Monte da Lua
Escola EB1 Várzea  
Sharing Nature Foundation Worldwide (USA), 
Associação Escola da Floresta - Forest School Portugal

Co-Financiamento



Princípios



Princípio 1:
Escola da Floresta é um processo de longa duração de sessões frequentes e regulares num contexto de natureza, mata ou floresta, e não uma visita esporádica.
Planeamento, adaptação, observações e Avaliação do processo são elementos fundamentais.


Princípio 2: 
O programa Escola da Floresta ocorre numa mata, floresta ou num local arborizado de modo a promover o desenvolvimento de uma relação entre a criança e o mundo natural.


Princípio 3: 
Escola da Floresta tem a intenção de promover o desenvolvimento holístico de todos os envolvidos, fomentando nas crianças e jovens resiliência, confiança, independência e criatividade.


Princípio 4: 
Escola da Floresta oferece a oportunidade de assumir riscos com suporte, apropriados ao ambiente e às suas competências e capacidades.


Princípio 5: 
Escola da Floresta é implementado por profissionais Forest School qualificados. (Forest School Leader nível III e nível II por GreenBow)


Princípio 6: 
Escola da Floresta usa um leque de processos de aprendizagem centrados na criança.