10 coisas para fazer quando chove

1. Saltar nas poças de água Experimente deixar as crianças brincarem em poças de água livremente equipando-as para tal. 
Basta um par de botas de chuva e roupa extra para trocar.
Em pouco tempo vai ver como elas fazem concursos de saltos para ver quem faz o maior splash

2. Brincar aos cientistas Qualquer explorador gosta de coisas que envolvem experiência e ciência. Quando se trata de passar tempo à chuva, eles gostam de sair para a rua e observar para onde vai o fluxo de água . Há uma curiosidade inata sobre as coisas que se colocam na água...se  flutuam ou afundam. Também pode experimentar medir a quantidade de chuva de um determinado dia.
3. Sons de animais que gostam de água Este é um jogo normalmente para crianças mais pequenas. A ideia é fazer sons, movimentos, caretas  de ra, peixe, pato etc.
4. Fazer arte Numa tarde molhada experiemente fazer arte usando pratos de papel, corantes alimentares e gotas de chuva.(cuidado que os corantes alimentares mancham muito!) Outra atividade que pode experimentar é   fazer desenhos de giz no alcatrao. Também é divertido criar peças de arte com folhas molhadas, paus e outros itens naturais.

5. Apanhar gotas de chuva 
Use um balde de plástico ou um frasco de vidro para apanhar gotas de chuva. Pode fazer um jogo para ver quem consegue apanhar mais  água em menos tempo.  E a que sabe a chuva? Incentive as crianças a tentar apanhar os pingos de chuva com a língua

6. Ouvir o som da chuva Passe alguns minutos a ouvir o som da chuva. Pode tentar escutar barulhos diferentes se introduzir vários objetos à chuva: uma tampa de panela, um prato de plástico, um pote de vidro etc. Desta forma ouve os diferentes barulhos que as gotas de água fazem ao cair em diferentes superfícies

7. Brincar na lama 
A lama presta-se a fazer varias brincadeiras. Podem ser fazer  bolinhos de lama ou bolas de lama para atirar como se fossem bolas de neve, Os rapazes sobretudo adora a guerra de bolas de lama.
8. Safari 
Com a chuva e o clima húmido pode ver se pequenos seres  que normalmente não se vê como minhocas e caracóis. Também é divertido ir em busca de animais que estão à procura de abrigo para se protegerem da chuva, como pássaros e aranhas.

9. Dê um passeio As crianças  gostam naturalmente de passear à chuva. É sobretudo divertido fazer um passeio depois de ter chovido. A terra molhada cheira bem e quando as gotas de água ainda estão por toda a parte é divertido ver que há pequenas criaturas que saiem dos seus esconderijos.

10. Construir barcos Paus, pequenos pedaços de madeira e folhas fazem barcos perfeitos. Qual sera o barco mais rapido? E o que chega mais longe.
Nao precisa de ir procurar um rio para por o seu barco a andar…basta um carreiro de agua junto a um passeio.